Torcicolo


O que é o Torcicolo?

O torcicolo é uma contração involuntária dos músculos do pescoço provocada por má postura ao dormir ou ao utilizar o computador, por exemplo, causando dor no lado do pescoço e dificuldade para mexer a cabeça.

Pode ser ao acordar, por uma posição infeliz no travesseiro. Pode ser na hora do café, após uma tarde de postura ruim. Pode ser horas depois de uma atividade física - ou na hora, devido a um movimento brusco. Mas uma coisa é certa: o torcicolo sempre aparece quando você menos espera. 

Quando ele vem, o jeito é ter paciência: o recomendado são os tratamentos caseiros, como compressas mornas e massagem, e além de compressas quentes, durante 2 ou 3 dias.

Em alguns casos pode ser necessário consultar um ortopedista para iniciar o uso de remédios, como anti-espasmódicos e relaxantes musculares.

As massagens são um ótimo tratamento para tratar dos sintomas relativos ao torcicolo. Elas ajudarão os tendões e os músculos e ainda farão com que diminuam as dores significativamente e podem contribuir para eliminar a tensão acumulada no pescoço.

Sintomas do Torcicolo

Os sintomas do torcicolo incluem, principalmente, dor no pescoço e limitação para movimentar a cabeça. Além disso, também pode acontecer que um ombro fique mais elevado ou que o rosto se apresente assimétrico.

É comum que os sintomas de torcicolo surjam de manhã devido a má postura ao dormir, pode acontecer quando contraímos repentinamente a musculatura do pescoço, quando ficamos por algum motivo com a musculatura tensionada por muito tempo ou até mesmo depois de ir na academia devido ao esforço exagerado no pescoço, ao fazer abdominais incorretamente, por exemplo.

Tratamento de Torcicolo

O principal tratamento para torcicolo se dá por meio do relaxamento dos músculos do pescoço, que envolvem medicamentos, fisioterapia, exercícios de alongamento e também cirurgia.

- Aplicação de calor, tração na espinha cervical e massagem podem ajudar a aliviar a dor na cabeça e no pescoço.

- Exercícios de alongamento e apoios de pescoço podem ajudar com os espasmos musculares.

- Injeções de toxina botulínica podem aliviar o torcicolo temporariamente, porém normalmente é necessário repeti-las a cada três meses.

A cirurgia para corrigir o músculo do pescoço pode ser realizada nos anos pré-escolares, se os outros métodos de tratamento falharem.

Comentários