Pular para o conteúdo principal

Abiu é uma fruta que ajuda na pneumonia


O abiu é um fruto tipo baga, ovoide a globoso, de casca lisa e amarela e a sua polpa é mucilaginosa, comestível e adocicada, apresentando cor alva ou amarelada. Trata-se do fruto do abieiro, árvore originária da região amazônica próxima às encostas andinas do Peru e do oeste da Amazônia brasileira, que pode chegar a atingir até 10 metros de altura. Por seu alto porte, o abieiro tem a função de sombreadora na agrofloresta.

Na região Norte do Brasil, o abiu é bastante popular, sendo comum a sua comercialização nas feiras e mercados e a presença da árvore em quintais ou pomares domésticos. Muito conhecido já nas civilizações pré-colombianas da América do Sul e Central, o abieiro se espalhou e cresce em quase todo o Brasil litorâneo. Esta fruta vem chamando a atenção devido ao seu valor nutritivo e aos benefícios que traz à nossa saúde.

As propriedades e os benefícios do Abiu
O abiu possui as vitaminas B1, B2, B5 e C e sais minerais como cálcio, fósforo e ferro, além de fibras. A fruta contém propriedades adstringente, amarga, emoliente, tônica, desinfetante e nutriente.

Os frutos, ao serem ingeridos naturalmente, são indicados para tratar casos de pneumonia, bronquite, anemia e desnutrição. A fruta também é utilizada no tratamento de diarreia, disenteria, dor de ouvido, malária, terçol, otite, sapinho da boca de crianças e nos casos de convalescência.

A casca do abieiro é antidisentérica e baixa a febre; o azeite extraído das sementes do abiu abranda inflamações na pele, sendo aplicado em forma de cataplasma sobre a região afetada. Cada 100 gramas desta fruta contém 95 calorias.

Como utilizar o Abiu?

A fruta é consumida quase sempre ao natural, mas pode ser conservada em até uma semana quando refrigerada. Como fruta seca, deve ser consumida quando estiver bem madura (com a casca toda amarela), do contrário, sua casca libera um leite branco e viscoso que adere aos lábios. O abiu é consumido ao natural, mas também pode ser usado no preparo de sucos, doces, saladas de frutas, sorvetes e geleias.

Para tratar terçol recomenda-se usar de 1 a 2 gotas do chá em cada olho; para otites e otalgia, são utilizadas compressas mornas do chá; o látex do fruto é utilizado para combater vermes, prisão de ventre, herpes e verrugas. A decocção da casca do fruto trata disenteria e febre; já o óleo de suas sementes é utilizado para tratar inflamações em geral, principalmente no ouvido e na pele.

Lembre-se que a automedicação pode ser muito perigosa e que, antes de qualquer tratamento, é muito importante consultar um médico.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Refrigerante H2OH Engorda?

Os milagres da água oxigenada

Antes de tudo,  a água oxigenada a ser usada é a de 3% de peróxido de hidrogênio, isto é, a água oxigenada volume 10. E é importante usar uma marca sem conservantes. loading... A água oxigenada foi desenvolvida na década de 1920 por cientistas, para conter problemas de infecções e gangrena em soldados da Primeira Guerra Mundial. Numa solução a 3%, é um dos mais potentes desinfetantes que existem. Isso é pouco divulgado e pode-se entender o motivo. Um produto barato e simples de usar concorre com outros desenvolvidos por laboratórios farmacêuticos e indústrias de desinfectantes domésticos e hospitalares. Portanto, não existe interesse comercial no seu uso em larga escala. O que se pode fazer com a água oxigenada: - Uma colher de sobremesa de água oxigenada 10 volumes, usada para bochechos e mantida na boca por alguns segundos, mata todos os germes bucais, branqueando os dentes! Cuspir após o bochecho. - Manter escovas de dentes numa solução de ...

Esclarecendo a diferença entre Corrente Russa e Corrente Australiana

ESTIMULAÇÃO ELÉTRICA MUSCULAR Estimulação elétrica muscular (EMS), também conhecida como estimulação elétrica neuromuscular (EENM) ou eletromioestimulação , é a elicitação de contração muscular através de impulsos elétricos. EMS tem recebido atenção crescente nos últimos anos, porque tem o potencial de servir como:  uma ferramenta de treinamento de força para indivíduos saudáveis ​​e atletas;  ferramenta preventiva para pacientes parcial ou totalmente imobilizados;  uma ferramenta de teste para avaliar função muscular in vivo;  uma ferramenta de recuperação pós-exercício para os atletas.  Os impulsos são gerados por um dispositivo e entregues através de eletrodos na pele em proximidade direta com os músculos a serem estimulados. Os impulsos imitam o potencial de ação vindo do sistema nervoso central , fazendo com que os músculos se contraiam. Os eletrodos são geralmente almofadas que aderem à pele. O uso de EMS foi citado por renomados cient...