Abiu é uma fruta que ajuda na pneumonia


O abiu é um fruto tipo baga, ovoide a globoso, de casca lisa e amarela e a sua polpa é mucilaginosa, comestível e adocicada, apresentando cor alva ou amarelada. Trata-se do fruto do abieiro, árvore originária da região amazônica próxima às encostas andinas do Peru e do oeste da Amazônia brasileira, que pode chegar a atingir até 10 metros de altura. Por seu alto porte, o abieiro tem a função de sombreadora na agrofloresta.

Na região Norte do Brasil, o abiu é bastante popular, sendo comum a sua comercialização nas feiras e mercados e a presença da árvore em quintais ou pomares domésticos. Muito conhecido já nas civilizações pré-colombianas da América do Sul e Central, o abieiro se espalhou e cresce em quase todo o Brasil litorâneo. Esta fruta vem chamando a atenção devido ao seu valor nutritivo e aos benefícios que traz à nossa saúde.

As propriedades e os benefícios do Abiu
O abiu possui as vitaminas B1, B2, B5 e C e sais minerais como cálcio, fósforo e ferro, além de fibras. A fruta contém propriedades adstringente, amarga, emoliente, tônica, desinfetante e nutriente.

Os frutos, ao serem ingeridos naturalmente, são indicados para tratar casos de pneumonia, bronquite, anemia e desnutrição. A fruta também é utilizada no tratamento de diarreia, disenteria, dor de ouvido, malária, terçol, otite, sapinho da boca de crianças e nos casos de convalescência.

A casca do abieiro é antidisentérica e baixa a febre; o azeite extraído das sementes do abiu abranda inflamações na pele, sendo aplicado em forma de cataplasma sobre a região afetada. Cada 100 gramas desta fruta contém 95 calorias.

Como utilizar o Abiu?

A fruta é consumida quase sempre ao natural, mas pode ser conservada em até uma semana quando refrigerada. Como fruta seca, deve ser consumida quando estiver bem madura (com a casca toda amarela), do contrário, sua casca libera um leite branco e viscoso que adere aos lábios. O abiu é consumido ao natural, mas também pode ser usado no preparo de sucos, doces, saladas de frutas, sorvetes e geleias.

Para tratar terçol recomenda-se usar de 1 a 2 gotas do chá em cada olho; para otites e otalgia, são utilizadas compressas mornas do chá; o látex do fruto é utilizado para combater vermes, prisão de ventre, herpes e verrugas. A decocção da casca do fruto trata disenteria e febre; já o óleo de suas sementes é utilizado para tratar inflamações em geral, principalmente no ouvido e na pele.

Lembre-se que a automedicação pode ser muito perigosa e que, antes de qualquer tratamento, é muito importante consultar um médico.

Comentários