Benefícios e receitas do figo da Índia


O figo da Índia é conhecido  também como figo de barbaria, figo do diabo, piteira, tuna, figueira tuna e palma. É uma fruta produzida por uma planta da família das Cactáceas, originária do México e posteriormente aclimada no Brasil. A fruta é do tipo baga, oval, com casca espinhosa, de coloração verde-amarelada a vermelha. Possui polpa doce, geralmente de coloração amarela, com várias sementes. O figo da Índia é rico em açúcar (energia), potássio, magnésio, cálcio e vitaminas C, A, B1 e B2. É muito utilizada na fabricação de produtos farmacêuticos, que são indicados para o tratamento de:

- Doenças urinárias;
- Vias respiratórias;
- Tratamento de cosméticos.
- Figo da Índia e seu uso medicinal
-  O figo da Índia é considerado como adstringente, antidiarreico, peitoral, antiasmático e béquico.

Na culinária, pode ser utilizado no preparo  de sucos ou cozido para a preparação de geleias, caldas e doces. A cada 100g da fruta, a mesma fornece apenas 34 calorias.

Para combater a asma e outros problemas respiratórios, recomenda-se ingerir a fruta assada ao forno.

O suco do figo da Índia é ótimo para aliviar problemas de tosse, também favorece o trabalho de intestino preguiçoso, agindo como laxante natural.

A cactina presente na fruta, atua como tônico cardíaco, tornando mais amplas e fortes as contrações.

Benefícios e receitas do figo da Índia

Remédio caseiro – Xarope contra tosse

– 1 figo da índia cortado em rodelas;
– Açúcar a gosto.

Coloque a fruta cortada em rodelas em uma vasilha, adicione açúcar por cima (revestindo). Deixe repousar durante uma noite. Pela manhã, coe para afastar as sementes, beba o xarope com uma colher ao longo do dia.


Valor nutricional do figo da índia

O figo da índia é uma fruta muito saborosa e saudável. Deve ser ingerida preferencialmente ao natural para garantir maior inserção de nutrientes no organismo. No entanto é indispensável saborear os doces, geleias e caldas produzidas a partir desta fruta.

Compota de Figo da índia com maçã

Ingredientes: 

-5 kg de figos da Índia;

-½ kg de maçãs sem caroço;

-1,5 de açúcar cristal orgânico;

-100 ml de suco de limão;

-500 ml de água fervente.

Modo de preparo:

- Deixe cozinhar os 5 kg de figos da índia inteiros, lavados e cortados em pedaços, por cerca de 20 minutos. Cozinhe em separado ½ kg de maçã sem caroço, por 20 minutos. Misture em uma vasilha as massas obtidas da maçã e do figo da Índia, passando por uma peneira fina.

- Leve ao fogo por mais 20 minutos e acrescente 1,5 kg de açúcar cristal orgânico diluído em 500 ml de água fervente. Deixe cozinhar por mais 10 minutos e verifique o ponto (para não queimar). 

-Acrescente os 100 ml de suco de limão e misture bem, mexendo por 2 minutos.

- Coloque toda a mistura em um pote de vidro e deixe ao banho maria por cerca de 15 minutos.

A compota pode ser misturada em torradas, bolos, biscoitos e até onde for a sua imaginação!

Fonte: R7-Saúde

Comentários