Pular para o conteúdo principal

Dor do dia seguinte seria atenuada com suplementação, diz estudo


De acordo com pesquisa realizada por duas universidades americanas, vitaminas C e E poderiam combater radicais livres e amenizar dor muscular pós-exercício.

O quadro da dor muscular pós-exercício ou dor do dia seguinte, como é conhecida, é um dos episódios mais comuns na rotina dos praticantes de exercícios. Vários procedimentos têm sido utilizados para atenuar este desconforto, que certamente incomoda e prejudica o desempenho, muitas vezes obrigando a suspensão de atividades. 

Os recursos mais utilizados têm sido a crioterapia (gelo), compressão, aplicação de recursos fisioterápicos como o laser e outros procedimentos que não tiveram comprovação de nenhum benefício como alongamento, massagem e outros. Outro recurso que tem resultados ainda controvertidos é a suplementação de vitaminas com propriedades antioxidantes. Acredita-se que parte do efeito que causa a dor tardia seja decorrente da ação residual dos radicais livres produzidos pela atividade física. 

Um estudo científico realizado em duas universidades americanas e publicado recentemente mostrou evidências muito consistentes do benefício da suplementação vitamínica no quadro da dor tardia. O trabalho demonstrou que a suplementação de 1g de vitamina C e 400 unidades de vitamina E ingeridas diariamente por duas semanas atenuaram significativamente o quadro da dor tardia decorrente de corridas em declive, comparando um grupo que ingeriu a suplementação com um grupo controle.

O estudo mostrou que a dor muscular era atenuada significativamente nos músculos quadríceps (anterior da coxa) ísquio-tibiais (posteriores da coxa), glúteos e panturrilha. Havia também redução importante de enzimas marcadoras de trauma muscular (CK) e aumento da capacidade antioxidante decorrente da suplementação vitamínica.

Tratam-se de evidências bem fundamentadas que sugerem que, de fato, a neutralização dos radicais livres com complexos vitamínicos podem contribuir de forma significativa para reduzir o desconforto da dor muscular tardia.

Fonte: Globoesporte/globo.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Refrigerante H2OH Engorda?

Os milagres da água oxigenada

Antes de tudo,  a água oxigenada a ser usada é a de 3% de peróxido de hidrogênio, isto é, a água oxigenada volume 10. E é importante usar uma marca sem conservantes. loading... A água oxigenada foi desenvolvida na década de 1920 por cientistas, para conter problemas de infecções e gangrena em soldados da Primeira Guerra Mundial. Numa solução a 3%, é um dos mais potentes desinfetantes que existem. Isso é pouco divulgado e pode-se entender o motivo. Um produto barato e simples de usar concorre com outros desenvolvidos por laboratórios farmacêuticos e indústrias de desinfectantes domésticos e hospitalares. Portanto, não existe interesse comercial no seu uso em larga escala. O que se pode fazer com a água oxigenada: - Uma colher de sobremesa de água oxigenada 10 volumes, usada para bochechos e mantida na boca por alguns segundos, mata todos os germes bucais, branqueando os dentes! Cuspir após o bochecho. - Manter escovas de dentes numa solução de ...

Esclarecendo a diferença entre Corrente Russa e Corrente Australiana

ESTIMULAÇÃO ELÉTRICA MUSCULAR Estimulação elétrica muscular (EMS), também conhecida como estimulação elétrica neuromuscular (EENM) ou eletromioestimulação , é a elicitação de contração muscular através de impulsos elétricos. EMS tem recebido atenção crescente nos últimos anos, porque tem o potencial de servir como:  uma ferramenta de treinamento de força para indivíduos saudáveis ​​e atletas;  ferramenta preventiva para pacientes parcial ou totalmente imobilizados;  uma ferramenta de teste para avaliar função muscular in vivo;  uma ferramenta de recuperação pós-exercício para os atletas.  Os impulsos são gerados por um dispositivo e entregues através de eletrodos na pele em proximidade direta com os músculos a serem estimulados. Os impulsos imitam o potencial de ação vindo do sistema nervoso central , fazendo com que os músculos se contraiam. Os eletrodos são geralmente almofadas que aderem à pele. O uso de EMS foi citado por renomados cient...