Pular para o conteúdo principal

Quantas calorias são necessárias para emagrecer?


Num processo de perda ou ganho de peso, existe um princípio fundamental que devemos ter em conta: qualquer alteração resulta da relação entre a energia que ingerimos através dos alimentos e a energia que despendemos no nosso dia-a-dia. 

De grosso modo, o organismo gasta diariamente energia na manutenção das funções vitais (respiração, funcionamento dos órgãos, etc.), nos processos de digestão dos alimentos e nas tarefas diárias ou exercício físico. Por outro lado, esta energia, contabilizada sob a forma de calorias, é obtida através da absorção e utilização dos nutrientes contidos nos alimentos ingeridos, nomeadamente os hidratos de carbono, lípidos e proteínas.

Assim sendo, o ganho de peso resulta de sucessivos balanços energéticos positivos ao longo da vida, que conduzem ao armazenamento da energia em excesso sob a forma de gordura. Se o objetivo é perder peso, devemos promover um balanço energético negativo, ou seja, a energia que ingerimos diariamente deve ser menor do que a energia que despendemos no mesmo período. Este défice leva a que o organismo promova uma utilização das reservas energéticas armazenadas sob a forma de gordura para colmatar a quantidade de energia em falta.

O défice energético tem de ser suficiente para promover a mobilização da gordura armazenada e, em simultâneo, garantir a energia necessária à manutenção das funções vitais do organismo. 

O acompanhamento personalizado por parte de um profissional de nutrição é muito importante pois cada caso é um caso. O nutricionista calculará o valor específico de necessidades energéticas e o número de calorias (kcal) que deve ingerir diariamente através dos alimentos, o qual depende de vários fatores, como por exemplo peso, altura, idade, composição corporal ou objetivo a atingir. 

Durante vários anos utilizou-se uma regra que indicava que uma redução da ingestão energética de 3.500 kcal durante alguns dias levava a uma diminuição de 0,5 kg de peso. Hoje sabe-se que isso não é inteiramente verdade; existem diversos fatores que influenciam a perda de peso e que variam de indivíduo para indivíduo.

Se o seu objetivo é perder peso siga duas recomendações: mantenha um estilo de vida ativo, fazendo exercício regularmente, no ginásio ou ao ar livre; e procure um nutricionista, para o ajudar a determinar a redução de calorias que deverá promover na sua dieta alimentar, ajustada aos seus objetivos e sem comprometer as funções vitais do organismo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Refrigerante H2OH Engorda?

Os milagres da água oxigenada

Antes de tudo,  a água oxigenada a ser usada é a de 3% de peróxido de hidrogênio, isto é, a água oxigenada volume 10. E é importante usar uma marca sem conservantes. loading... A água oxigenada foi desenvolvida na década de 1920 por cientistas, para conter problemas de infecções e gangrena em soldados da Primeira Guerra Mundial. Numa solução a 3%, é um dos mais potentes desinfetantes que existem. Isso é pouco divulgado e pode-se entender o motivo. Um produto barato e simples de usar concorre com outros desenvolvidos por laboratórios farmacêuticos e indústrias de desinfectantes domésticos e hospitalares. Portanto, não existe interesse comercial no seu uso em larga escala. O que se pode fazer com a água oxigenada: - Uma colher de sobremesa de água oxigenada 10 volumes, usada para bochechos e mantida na boca por alguns segundos, mata todos os germes bucais, branqueando os dentes! Cuspir após o bochecho. - Manter escovas de dentes numa solução de ...

Esclarecendo a diferença entre Corrente Russa e Corrente Australiana

ESTIMULAÇÃO ELÉTRICA MUSCULAR Estimulação elétrica muscular (EMS), também conhecida como estimulação elétrica neuromuscular (EENM) ou eletromioestimulação , é a elicitação de contração muscular através de impulsos elétricos. EMS tem recebido atenção crescente nos últimos anos, porque tem o potencial de servir como:  uma ferramenta de treinamento de força para indivíduos saudáveis ​​e atletas;  ferramenta preventiva para pacientes parcial ou totalmente imobilizados;  uma ferramenta de teste para avaliar função muscular in vivo;  uma ferramenta de recuperação pós-exercício para os atletas.  Os impulsos são gerados por um dispositivo e entregues através de eletrodos na pele em proximidade direta com os músculos a serem estimulados. Os impulsos imitam o potencial de ação vindo do sistema nervoso central , fazendo com que os músculos se contraiam. Os eletrodos são geralmente almofadas que aderem à pele. O uso de EMS foi citado por renomados cient...