Pular para o conteúdo principal

Cirurgia para refluxo trata DRFG e hérnia de hiato


Procedimento previne evolução da esofagite para problemas como esôfago de Barrett e câncer

O que é?
A cirurgia para refluxo é um procedimento laparoscópico no qual o esôfago é posicionado no abdômen, e o fundo do estômago é suturado ao redor do esôfago, criando uma válvula antirrefluxo. 

Indicações
As maiores indicações para essa cirurgia são o tratamento da doença do refluxo gastroesofágico (DRFG) e da hérnia de hiato. 

Ao evitar o refluxo, a cirurgia previne a evolução da esofagite para problemas como esôfago de Barrett, câncer de esôfago, pneumonias aspirativas, tosse crônica, rouquidão e outros sintomas. 

Contraindicações
Não há contraindicações expressas para a cirurgia de refluxo, a não ser pacientes que em condições clínicas que não permitem cirurgia com anestesia geral. 

Preparo para a cirurgia
É necessário jejum de 12 horas para alimentos sólidos e de 8 horas para alimentos líquidos antes da cirurgia de refluxo. A suspensão de medicações também faz parte da indicação cirúrgica, uma vez que o uso contínuo de certos medicamentos acarreta efeitos colaterais importantes. 

Exames necessários para realizar a cirurgia


Os exames necessários para fazer a cirurgia de refluxo são: 



- Exames gerais: hemograma completo, coagulação, raio-x de tórax e exame de urina
- Exames específicos: raio-x de esôfago, endoscopia esofágica e manometria do esôfago para determinar a função esofágica.

Como é realizada
A cirurgia de refluxo é feita por meio de Laparoscopia. São feitas 5 pequenas incisões no abdômen para inserção e manuseio de instrumentos, podendo ser utilizado o sistema robótico, que permite mais facilidade de movimentos e precisão cirúrgica. 

São feitos dois cortes de 10 mm e três cortes de 5 mm, por meio dos quais é realizada a cirurgia e são passados os pontos. 

Duração do procedimento e anestesia
A operação demora 1 hora e é feita sob anestesia geral. 

Cuidados após a cirurgia
A recuperação é rápida, recebe alta no 1º dia de pós operatório, pode caminhar devagar á partir deste 1º dia, e está liberado para exercícios físicos após 30 dias. 

O paciente alimenta-se com dieta cremosa após 6 horas. Recebe alta com dieta cremosa, permanece assim por 1 semana, realiza um RX para certificar o resultado da cirurgia e a partir daí inicia a dieta normal, tomando muito cuidado, em mastigar bem. 

Quanto as roupas, normais. Retoma a medicação inibidora de ácido logo após a cirurgia e suspende totalmente após 15 dias. 

Possíveis complicações/ riscos
Os riscos na cirurgia são decorrentes do manuseio das delicadas estruturas alí presentes. De fato, o esôfago é um órgão bastante delicado e sua manipulação deve ser extremamente precisa e com sensibilidade. 

Do mesmo modo que os pontos de sutura são passados juntos á grandes vasos, e o cirurgião tem que ser extremamente consciente de toda a Anatomia e a colocação dos pontos de modo adequado para garantir sucesso na cirurgia. 

Finalizando, o resultado da cirurgia é bastante satisfatória, faz-se as publicações recentes contra o uso prolongado dos Prazois e o risco de Câncer de esôfago não tratada. 

Fonte: R7-Saúde/MinhaVida

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Refrigerante H2OH Engorda?

Os milagres da água oxigenada

Antes de tudo,  a água oxigenada a ser usada é a de 3% de peróxido de hidrogênio, isto é, a água oxigenada volume 10. E é importante usar uma marca sem conservantes. loading... A água oxigenada foi desenvolvida na década de 1920 por cientistas, para conter problemas de infecções e gangrena em soldados da Primeira Guerra Mundial. Numa solução a 3%, é um dos mais potentes desinfetantes que existem. Isso é pouco divulgado e pode-se entender o motivo. Um produto barato e simples de usar concorre com outros desenvolvidos por laboratórios farmacêuticos e indústrias de desinfectantes domésticos e hospitalares. Portanto, não existe interesse comercial no seu uso em larga escala. O que se pode fazer com a água oxigenada: - Uma colher de sobremesa de água oxigenada 10 volumes, usada para bochechos e mantida na boca por alguns segundos, mata todos os germes bucais, branqueando os dentes! Cuspir após o bochecho. - Manter escovas de dentes numa solução de ...

Esclarecendo a diferença entre Corrente Russa e Corrente Australiana

ESTIMULAÇÃO ELÉTRICA MUSCULAR Estimulação elétrica muscular (EMS), também conhecida como estimulação elétrica neuromuscular (EENM) ou eletromioestimulação , é a elicitação de contração muscular através de impulsos elétricos. EMS tem recebido atenção crescente nos últimos anos, porque tem o potencial de servir como:  uma ferramenta de treinamento de força para indivíduos saudáveis ​​e atletas;  ferramenta preventiva para pacientes parcial ou totalmente imobilizados;  uma ferramenta de teste para avaliar função muscular in vivo;  uma ferramenta de recuperação pós-exercício para os atletas.  Os impulsos são gerados por um dispositivo e entregues através de eletrodos na pele em proximidade direta com os músculos a serem estimulados. Os impulsos imitam o potencial de ação vindo do sistema nervoso central , fazendo com que os músculos se contraiam. Os eletrodos são geralmente almofadas que aderem à pele. O uso de EMS foi citado por renomados cient...