Estalar os dedos faz mal? Veja 9 dúvidas comuns do dia a dia


Livro de cientistas explica o que causa formigamentos nos braços e pernas, e revela se estalar articulações pode ser prejudicial

Quando toma sorvete, sente uma dor na cabeça que dura alguns segundos? Já se perguntou se estalar os dedos pode trazer prejuízos, como artrite? Sabe o que faz com que as pernas e braços formiguem? Tire essas e outras dúvidas com dados do jornal Daily Mail, retirados do livro ASAPScience: Answers To The World's Weirdest Questions, Most Persistent Rumours and Unexplained Phenomena (em tradução livre, ASAPScience: Respostas a Perguntas Mais Estranhas do Mundo, Rumores Mais Persistentes e Fenômenos Inexplicados), dos cientistas Greg Brown e Mitchell Moffit:

1 – Estalar as articulações dos dedos é prejudicial?

Primeiro, é preciso entender o processo de estalar as articulações. Os ossos são conectados por ligamentos e as áreas onde os ossos se encontram são as articulações. Quando as estala, está esticando a articulação e puxando os ossos para longe um do outro. À medida que os ossos são esticados, o espaço no interior das juntas aumenta, enquanto que a pressão diminui. Articulações, como os joelhos, cotovelos e dedos, contêm um fluido especial que age como graxa para minimizar o atrito. A pressão mais baixa na articulação faz com que os gases nesse fluido, tal como o dióxido de carbono, corram para preencher o espaço recentemente expandido, formando bolhas. Quando estica as articulações, a pressão é tão baixa, que as bolhas entram em colapso, criando o estouro, que leva ao ruído característico. Em seguida, leva-se 15 a 30 minutos para dissolver de volta para o líquido e é por isso que não se consegue estalar estralar novamente logo em seguida.

Não há nenhuma evidência de que estalar articulações leve à artrite, mas pensa-se que o frequente alongamento dos dedos pode enfraquecer e danificar as articulações.

2 - Por que o sol faz com que alguns espirrem?

Muitas pessoas sofrem de ataques de espirros provocados pela exposição súbita à luz intensa, conhecido como espirro de reflexo fótico. Acredita-se que um sinal do nervo óptico de alguma forma cruza o nervo trigêmeo, que controla a maioria das partes do seu rosto. O nervo trigêmeo informa erroneamente o cérebro que é o nariz, e não o olho, que está sendo irritado, resultando em um espirro.

3 – Deve-se usar a função “soneca” do despertador?

Usar a função “soneca” do seu despertador pode ser prejudicial. Normalmente, uma hora antes de acordar naturalmente, o corpo começa a se preparar. A temperatura corporal se eleva, o sono se torna mais leve e os hormônios, como dopamina e cortisol, são liberados, dando energia para começar o dia. O problema com os alarmes é que, muitas vezes, interrompem esse ciclo, especialmente se a pessoa não tem um horário de sono regular.

Assim, o alarme dispara, mas o corpo não está completamente pronto. Esse estado grogue é conhecido como inércia do sono. Quando pressiona o botão de soneca, o corpo pode reiniciar o seu ciclo de sono e entrar nas fases mais profundas. Então, em vez de o corpo se preparar para acordar, vai na direção oposta. Como resultado, o segundo alarme pode fazer com que se sinta ainda mais cansado.

A solução é adotar uma agenda mais regular sono. Acorde no mesmo horário todas as manhãs, inclusive no fim de semana. Depois de algumas semanas, o corpo vai se adaptar a esse horário, muitas vezes até excluindo a necessidade de um alarme para acordar.

4 - Por que o café altera o hálito?

Existem mais de 500 tipos diferentes de bactérias que habitam a boca e a função delas é quebrar os restos de alimentos, liberando compostos voláteis de enxofre, conhecidos pelo cheiro de ovo podre. A questão é que certos alimentos estimulam mais o crescimento bacteriano do que outros. Esse é o caso do café, que fornece um meio ácido e potencialmente rico em açúcar.

5 – Por que o muco fica verde?

Um nariz saudável bombeia cerca de meio litro de muco por dia. Ele é composto principalmente de água, além de proteínas, carboidratos e sal, e seu papel é o de capturar partículas de poeira, sujeira e bactérias para prevenir a infecção das vias respiratórias. Uma vez capturadas, essas partículas são expelidas por espirros, aos assoar o nariz ou, mais frequentemente, destruídas no estômago.

Quando se está com vírus de resfriado, o corpo responde inflamando as células mucosas, bombeando mais sangue para o nariz e vazando mais água através das células, o que faz com que o nariz escorra. Ao mesmo tempo, as células brancas do sangue são enviadas para atacar o vírus com produtos químicos potentes. Se o muco é verde, é devido ao ferro nas enzimas no muco. As enzimas têm um efeito antisséptico e são as mesmas que dão ao wasabi, o condimento japonês, sua tonalidade verde.

6 – Por que não se consegue músculos maiores?

Cada pessoa tem o próprio limite de tamanho do músculo, que está sob o controle de uma proteína chamada miostatina, que determina o quão grande pode se tornar. Quando um músculo atinge seu limite, a miostatina impede qualquer novo crescimento. Níveis mais baixos de miostatina levam a músculos maiores.

7 – O que causa formigamento?

Já sentiu formigamento nas pernas após ficar horas com elas cruzadas ou nos braços após dormir sobre eles? Isso ocorre devido a um “engarrafamento” nas mensagens do sistema nervoso. Quando se permanece nessas posições, corta a circulação de sangue aos nervos específicos. O cérebro sente que o nervo foi perturbado e aumenta o volume dele, aumentando a atividade, o que cria essa sensação de formigamento. Isso pode ser aliviado ao permitir que o sangue flua de volta para o nervo.

8 – Por que os homens são mais peludos que mulheres?

Homens e a mulheres têm aproximadamente o mesmo número de folículos de cabelo e pelo. Homens, no entanto, têm mais cabelo terminal, aquele mais longo e grosso, comumente associado com cabeça e pelos pubianos. Nos homens, também podem crescer no peito, costas, dedos dos pés e nas orelhas. As mulheres têm mais cabelo velos, que é mais fino e menos visível.

Essa diferença pode estar relacionada à seleção sexual. Um peito cabeludo pode indicar saúde e atrair companheiros do sexo feminino, enquanto que os homens podem preferir mulheres com menos cabelo, o que as faz parecer mais jovens e, portanto, com mais saúde e fertilidade.

9 – Por que tomar sorvete faz a cabeça doer?

O que causa a dor, que geralmente dura cerca de 20 segundos, é o sangue extra que vai para o cérebro em um esforço para mantê-lo aquecido, aumentando a pressão no crânio, o que leva ao incômodo na cabeça. Uma vez que a substância tenha sido removida ou ingerida, os capilares do céu da boca, que haviam se contraído com o frio, se expandem rapidamente, podendo causar ainda mais dor.

Fonte: Terra-Saúde

Comentários