Pular para o conteúdo principal

Jaborandi do norte – Ótimo remédio para tosse


O jaborandi do norte, de nome científico Pilocarpus pennatifolius, é um arbusto pertencente à família das Rutáceas, sendo também conhecido como jaborandi verdadeiro. Nativa da floresta amazônica, esta planta pode chegar atingir até 1,5 m de altura e possui folhas repletas de pequenas bolsas secretoras que, ao serem esfregadas, exalam um cheiro parecido ao da laranja.

Devido às suas propriedades medicinais, o jaborandi era utilizado pelos indígenas para tratar feridas  na boca e como antídoto para diversos venenos e toxinas, destacando-se por sua capacidade de promover suor, micção e salivação.

Propriedades e benefícios
Dentre as propriedades medicinais do jaborandi do norte estão as seguintes: antiglaucoma, anti-inflamatória, diaforética, deprimente cardíaca, diurética, expectorante, emético, febrífugo, sialogoga, promotor de salivação e de suor.

Um dos benefícios proporcionados por essa planta é o aumento da secreção das membranas mucosas do aparelho respiratório, estomacal e intestinal. Por este motivo, o jaborandi do norte é um excelente remédio natural contra tosse, auxiliando na eliminação de substâncias que provocam as contrações pulmonares.

A pilocarpina é uma substância presente na planta e, ao ser extraída de suas folhas, é utilizada na fabricação de colírios para tratar glaucoma. No glaucoma de ângulo aberto, a pilocarpina é útil, pois contrai as pupilas e aumenta a drenagem da câmara anterior; no glaucoma de ângulo fechado, o colírio de pilocarpina promove a constrição pupilar, que exerce pressão sobre a íris e desobstrui os canais de saída.

O jaborandi do norte também é indicado para tratamento de casos de febre, asma, boca seca, bronquite, resfriado, gripe, caspa, caxumba, desordem ocular, diabete, difeteria, hemorragia, hepatite, intoxicação, pneumonia, estomatite, laringite, nefrite aguda, hidropsia renal, queda de cabelo, dentre outros problemas.

Como utilizar o jaborandi do norte?
O modo de usar a planta depende do problema a ser tratado. Confira a seguir algumas indicações de uso do jaborandi do norte:

Para tosse
Para tratar a tosse, recomenda-se o preparo de uma infusão, utilizando uma colher de sopa da erva seca em uma xícara de água filtrada. Beber quando amornar.

Para cabelo
Devido à sua ação tonificante que age diretamente no couro cabeludo, o jaborandi do norte é eficaz para evitar a queda de cabelo e fortalecer a resistência dos fios.

Para preparar o tônico capilar, misture duas colheres de sopa da planta seca e deixe ferver. Após coar, espere a bebida ficar morna e aplique nos cabelos limpos e molhados.

Contraindicações e precauções
O uso do jaborandi é contraindicado para grávidas e pessoas que sofram de broncoespasmos. A planta só deve ser usada sob orientação médica, pois pode provocar reações alérgicas e, em doses exageradas, causar diarreia, vômito e insuficiência cardíaca.

Fonte: R7-Saúde/RemédioCaseiro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Refrigerante H2OH Engorda?

Os milagres da água oxigenada

Antes de tudo,  a água oxigenada a ser usada é a de 3% de peróxido de hidrogênio, isto é, a água oxigenada volume 10. E é importante usar uma marca sem conservantes. loading... A água oxigenada foi desenvolvida na década de 1920 por cientistas, para conter problemas de infecções e gangrena em soldados da Primeira Guerra Mundial. Numa solução a 3%, é um dos mais potentes desinfetantes que existem. Isso é pouco divulgado e pode-se entender o motivo. Um produto barato e simples de usar concorre com outros desenvolvidos por laboratórios farmacêuticos e indústrias de desinfectantes domésticos e hospitalares. Portanto, não existe interesse comercial no seu uso em larga escala. O que se pode fazer com a água oxigenada: - Uma colher de sobremesa de água oxigenada 10 volumes, usada para bochechos e mantida na boca por alguns segundos, mata todos os germes bucais, branqueando os dentes! Cuspir após o bochecho. - Manter escovas de dentes numa solução de ...

Esclarecendo a diferença entre Corrente Russa e Corrente Australiana

ESTIMULAÇÃO ELÉTRICA MUSCULAR Estimulação elétrica muscular (EMS), também conhecida como estimulação elétrica neuromuscular (EENM) ou eletromioestimulação , é a elicitação de contração muscular através de impulsos elétricos. EMS tem recebido atenção crescente nos últimos anos, porque tem o potencial de servir como:  uma ferramenta de treinamento de força para indivíduos saudáveis ​​e atletas;  ferramenta preventiva para pacientes parcial ou totalmente imobilizados;  uma ferramenta de teste para avaliar função muscular in vivo;  uma ferramenta de recuperação pós-exercício para os atletas.  Os impulsos são gerados por um dispositivo e entregues através de eletrodos na pele em proximidade direta com os músculos a serem estimulados. Os impulsos imitam o potencial de ação vindo do sistema nervoso central , fazendo com que os músculos se contraiam. Os eletrodos são geralmente almofadas que aderem à pele. O uso de EMS foi citado por renomados cient...