Pular para o conteúdo principal

O Torcicolo e suas possibilidades de tratamento


Trata-se de uma disfunção muscular que afeta o bem-estar das pessoas e acaba interferindo nas atividades diárias devido à dor e a limitação dos movimentos

O torcicolo é uma contratura muscular involuntária na região do pescoço que causa dor local e limitação dos movimentos da cabeça e do pescoço. Sem causas congênitas, este é um problema que pode ocorrer em qualquer pessoa. “O tratamento varia de acordo com a causa e a maneira como o torcicolo se manifesta.”, afirma Regis Severo, fisioterapeuta da Mercur (www.mercur.com.br) que atua na área de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa.

O tipo mais comum de torcicolo é o repentino/adquirido que é caracterizado por um espasmo muscular súbito (contratura muscular). Na maioria das vezes, sua causa está associada a movimentos bruscos, tensão muscular, exposição ao frio, posicionamento inadequado do pescoço nas atividades diárias ou ao dormir, entre outros. Há também um tipo de torcicolo chamado congênito, geralmente causado por uma contratura muscular do pescoço do bebê durante o parto que pode ser tratado com fisioterapia.

As causas de torcicolos podem estar associadas a doenças articulares ou musculares, posturas inadequadas ou, ainda, por tensão emocional e estresse muscular devido à sobrecarga na região do pescoço. “Vivemos em uma época de muita pressão, precisamos encontrar um equilíbrio na nossa relação pessoal e profissional, porém isso implica cuidados. Muitas situações nos deixam preocupados e tensos, que tende a sobrecarregar algumas regiões do nosso corpo”, comenta o fisioterapeuta. Os casos mais comuns de torcicolo, aqueles decorrentes de um espasmo muscular súbito, geralmente evoluem bem com massagens no local, uso de compressas mornas (termoterapia) e alongamentos.

“A aplicação do calor pode ser realizada por meio de bolsas térmicas, com o objetivo de relaxar os músculos tensionados, aliviando a dor e melhorando o movimento. Já os alongamentos podem ser feitos de forma leve após a aplicação do calor. Embora este tipo de torcicolo possa ter uma rápida evolução com alívio da dor e melhora dos movimentos, em alguns casos pode ser necessária a intervenção de um profissional para melhor avaliação do quadro e tratamento mais direcionado, com fisioterapia, quiropraxia ou acupuntura, por exemplo”, explica Regis Severo.

De qualquer forma, é sempre muito importante ficar atento à evolução dos sintomas e, caso a dor persista por mais dias, é necessário procurar um médico.

Fonte: DINO Visibilidade Online

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Refrigerante H2OH Engorda?

Os milagres da água oxigenada

Antes de tudo,  a água oxigenada a ser usada é a de 3% de peróxido de hidrogênio, isto é, a água oxigenada volume 10. E é importante usar uma marca sem conservantes. loading... A água oxigenada foi desenvolvida na década de 1920 por cientistas, para conter problemas de infecções e gangrena em soldados da Primeira Guerra Mundial. Numa solução a 3%, é um dos mais potentes desinfetantes que existem. Isso é pouco divulgado e pode-se entender o motivo. Um produto barato e simples de usar concorre com outros desenvolvidos por laboratórios farmacêuticos e indústrias de desinfectantes domésticos e hospitalares. Portanto, não existe interesse comercial no seu uso em larga escala. O que se pode fazer com a água oxigenada: - Uma colher de sobremesa de água oxigenada 10 volumes, usada para bochechos e mantida na boca por alguns segundos, mata todos os germes bucais, branqueando os dentes! Cuspir após o bochecho. - Manter escovas de dentes numa solução de ...

Esclarecendo a diferença entre Corrente Russa e Corrente Australiana

ESTIMULAÇÃO ELÉTRICA MUSCULAR Estimulação elétrica muscular (EMS), também conhecida como estimulação elétrica neuromuscular (EENM) ou eletromioestimulação , é a elicitação de contração muscular através de impulsos elétricos. EMS tem recebido atenção crescente nos últimos anos, porque tem o potencial de servir como:  uma ferramenta de treinamento de força para indivíduos saudáveis ​​e atletas;  ferramenta preventiva para pacientes parcial ou totalmente imobilizados;  uma ferramenta de teste para avaliar função muscular in vivo;  uma ferramenta de recuperação pós-exercício para os atletas.  Os impulsos são gerados por um dispositivo e entregues através de eletrodos na pele em proximidade direta com os músculos a serem estimulados. Os impulsos imitam o potencial de ação vindo do sistema nervoso central , fazendo com que os músculos se contraiam. Os eletrodos são geralmente almofadas que aderem à pele. O uso de EMS foi citado por renomados cient...