Pular para o conteúdo principal

Por que é tão difícil lembrar de tons exatos de cores?


Nossa mente distingue milhões de tons, mas nossa memória funciona de forma diferente
Você já tentou encontrar, em uma cartela de cores de uma loja de tintas, aquele exato tom visto na parede da casa de um amigo? Não é uma tarefa fácil, e a culpa é da forma como nosso cérebro funciona.

Um estudo chefiado pelo psicólogo cognitivo Jonathan Flombaum, da Universidade Johns Hopkins (EUA), demonstrou que, apesar de sermos capazes de distinguir milhões de cores, temos dificuldades de nos lembrar de certos tons.

Isso ocorre porque nosso cérebro tende a categorizar as cores por seus tons mais básicos em vez de lembrá-las como as enxergamos exatamente. Desta forma, um objeto turquesa será lembrado como azul ou verde, assim como um objeto coral será lembrado como rosa ou laranja.

Publicada no periódico Journal of Experimental Psycology:General, a pesquisa contou com a participação de cientistas da Universidade da Califórnia, da Universidade da Pensilvânia e da Universidade Rutgers.

Tons básicos
Os pesquisadores realizaram uma série de testes. No primeiro, pediram que voluntários analisassem um carrossel contendo 180 tons de cores e pediram para escolhessem os melhores exemplos de azul, rosa, verde, roxo, laranja e amarelo.

Depois, os participantes foram divididos em grupos. Foi pedido a eles que guardassem na memória um quadrado colorido, que foi exibido por um décimo de segundo. Em seguida, eles olharam para uma tela vazia por menos de um segundo.

Por fim, tiveram de encontrar a cor exibida no quadrado no carrossel de cores. Os voluntários demonstraram uma tendência de escolher os tons mais básicos.

Segundo o estudo, isso revela muito sobre nossa memória visual. Quando nos deparamos com uma grande variedade de algo, como cores, animais ou rostos, tendemos a nos lembrar de suas características mais básicas.

Isso não quer dizer que nosso cérebro não tenha "espaço" para armazenar milhares de opções, explicaram os pesquisadores, mas sim que a mente tenta associar detalhes mais precisos a categorias determinadas por nossa linguagem.

Fonte: UOL Notícias Ciência

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Refrigerante H2OH Engorda?

Os milagres da água oxigenada

Antes de tudo,  a água oxigenada a ser usada é a de 3% de peróxido de hidrogênio, isto é, a água oxigenada volume 10. E é importante usar uma marca sem conservantes. loading... A água oxigenada foi desenvolvida na década de 1920 por cientistas, para conter problemas de infecções e gangrena em soldados da Primeira Guerra Mundial. Numa solução a 3%, é um dos mais potentes desinfetantes que existem. Isso é pouco divulgado e pode-se entender o motivo. Um produto barato e simples de usar concorre com outros desenvolvidos por laboratórios farmacêuticos e indústrias de desinfectantes domésticos e hospitalares. Portanto, não existe interesse comercial no seu uso em larga escala. O que se pode fazer com a água oxigenada: - Uma colher de sobremesa de água oxigenada 10 volumes, usada para bochechos e mantida na boca por alguns segundos, mata todos os germes bucais, branqueando os dentes! Cuspir após o bochecho. - Manter escovas de dentes numa solução de ...

Esclarecendo a diferença entre Corrente Russa e Corrente Australiana

ESTIMULAÇÃO ELÉTRICA MUSCULAR Estimulação elétrica muscular (EMS), também conhecida como estimulação elétrica neuromuscular (EENM) ou eletromioestimulação , é a elicitação de contração muscular através de impulsos elétricos. EMS tem recebido atenção crescente nos últimos anos, porque tem o potencial de servir como:  uma ferramenta de treinamento de força para indivíduos saudáveis ​​e atletas;  ferramenta preventiva para pacientes parcial ou totalmente imobilizados;  uma ferramenta de teste para avaliar função muscular in vivo;  uma ferramenta de recuperação pós-exercício para os atletas.  Os impulsos são gerados por um dispositivo e entregues através de eletrodos na pele em proximidade direta com os músculos a serem estimulados. Os impulsos imitam o potencial de ação vindo do sistema nervoso central , fazendo com que os músculos se contraiam. Os eletrodos são geralmente almofadas que aderem à pele. O uso de EMS foi citado por renomados cient...