Pular para o conteúdo principal

Sentar com a carteira no bolso de trás da calça provoca problemas na coluna


Desvio produzido na coluna pode causar sobrecarga e levar à dor

Quem poderia imaginar que sentar com a carteira no bolso de trás da calça poderia ocasionar diversos problemas na coluna? Essa é a observação do fisioterapeuta Giuliano Martins, diretor regional da ABRColuna (Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna).

De acordo com o fisioterapeuta, a questão acontece em decorrência do desalinhamento do quadril, o que provoca uma curvatura errada na coluna e comprimi as raízes nervosas que formam o nervo ciático e os músculos do glúteo.

Sentar com a carteira no bolso de trás da calça pode causar problemas na coluna

— O ideal é sempre retirar a carteira do bolso ao se sentar. O desvio produzido na coluna irá criar uma maior sobrecarga em determinadas zonas que poderá aumentar significativamente a probabilidade do surgimento de alguma dor.

Gripe, resfriado e dor nas costas afastam 3 em cada 10 brasileiros de suas atividades de rotina

O especialista ainda cita um exemplo de um paciente tratado com o método de RPG (Reeducação Postural Global).

— O paciente tinha muita dor na região lombar e apresentava uma escoliose bem visível (desvio lateral da coluna). Após algumas consultas a dor desapareceu e o desvio da coluna foi significativamente melhorado. Foi então concedida alta. Contudo, após alguns meses este paciente voltou à clínica com as mesmas queixas iniciais. Ele se sentava com frequência com a carteira no bolso de trás da calça o que lhe causava um desequilíbrio de toda a coluna, ao ponto de todo o tratamento de correção da postura feito anteriormente, ser progressivamente destruído por esse mau hábito.

“Dor nas costas pode indicar a presença de várias doenças”, alerta médico

Saiba como evitar a dor nas costas; veja dicas de especialista

De acordo com Martins, outro fato que pode provocar a mesma patologia é carregar a bolsa, mochila ou sacolas apenas com uma das mãos.

— Estes desvios posturais, quando não tratados no início, evoluem para problemas mais sérios como lombalgias, cervicalgias e hérnia discal. Por isso, para prevenir é importante manter o corpo fortalecido e flexível, ou seja, praticar regularmente uma atividade física e alongamentos.

Fonte: R7-Saúde

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Refrigerante H2OH Engorda?

Os milagres da água oxigenada

Antes de tudo,  a água oxigenada a ser usada é a de 3% de peróxido de hidrogênio, isto é, a água oxigenada volume 10. E é importante usar uma marca sem conservantes. loading... A água oxigenada foi desenvolvida na década de 1920 por cientistas, para conter problemas de infecções e gangrena em soldados da Primeira Guerra Mundial. Numa solução a 3%, é um dos mais potentes desinfetantes que existem. Isso é pouco divulgado e pode-se entender o motivo. Um produto barato e simples de usar concorre com outros desenvolvidos por laboratórios farmacêuticos e indústrias de desinfectantes domésticos e hospitalares. Portanto, não existe interesse comercial no seu uso em larga escala. O que se pode fazer com a água oxigenada: - Uma colher de sobremesa de água oxigenada 10 volumes, usada para bochechos e mantida na boca por alguns segundos, mata todos os germes bucais, branqueando os dentes! Cuspir após o bochecho. - Manter escovas de dentes numa solução de ...

Esclarecendo a diferença entre Corrente Russa e Corrente Australiana

ESTIMULAÇÃO ELÉTRICA MUSCULAR Estimulação elétrica muscular (EMS), também conhecida como estimulação elétrica neuromuscular (EENM) ou eletromioestimulação , é a elicitação de contração muscular através de impulsos elétricos. EMS tem recebido atenção crescente nos últimos anos, porque tem o potencial de servir como:  uma ferramenta de treinamento de força para indivíduos saudáveis ​​e atletas;  ferramenta preventiva para pacientes parcial ou totalmente imobilizados;  uma ferramenta de teste para avaliar função muscular in vivo;  uma ferramenta de recuperação pós-exercício para os atletas.  Os impulsos são gerados por um dispositivo e entregues através de eletrodos na pele em proximidade direta com os músculos a serem estimulados. Os impulsos imitam o potencial de ação vindo do sistema nervoso central , fazendo com que os músculos se contraiam. Os eletrodos são geralmente almofadas que aderem à pele. O uso de EMS foi citado por renomados cient...