Veja dicas para aliviar o inchaço do corpo no período da TPM


Os dias pré-menstruais costumam ser bem desconfortáveis para a maioria das mulheres, o que se deve naturalmente ao período de intensa alteração hormonal pelo qual atravessa o corpo.

Confira: https://www.facebook.com/bolsaalivioja

E não bastassem as dores e o desconforto, outro problema com o qual as mulheres precisam lidar nesses dias é o inchaço do corpo (especialmente nas regiões dos seios, pernas, braços e abdômen) que se dá em função da retenção de líquido em face do aumento da progesterona.

Felizmente, porém, com alguns cuidados é possível amenizar ou até reverter essa situação incômoda, e é exatamente a esse objetivo que estão direcionadas as dicas que apresentamos a seguir. Confira!

Veja como amenizar o inchaço no período da TPM
inchaco-tpm

Evitar alimentos industrializados
Nesse período é muito importante que as mulheres evitem o consumo de alimentos industrializados, tais como embutidos e processados, refrigerantes, e temperos industrializados.

Isso necessário porque os alimentos industrializados são ricos em sódio e conservantes, o que favorece a retenção de líquidos. A dica, portanto, é dar preferência a alimentos que produzem efeito diurético, tais como melancia, chá verde e limão, que ajudam o corpo a eliminar o excesso de líquido.

De olho no consumo de água
A água também é fundamental nesse período para poder diluir os minerais que são eliminados pela urina. O ideal então seria a ingestão de cerca de oito copos de água por dia, algo equivalente a cerca de dois litros de água.

Apesar disso, os líquidos durante as refeições devem ser evitados, já que a água dilui o suco gástrico responsável pela digestão. Nesse caso a água só traria prejuízos, já que torna mais lenta a digestão e gera a sensação de peso no corpo.

Praticar exercícios
Especialistas recomendam que as mulheres pratiquem atividades aeróbicas durante a TPM, a duração mínima recomendada fica entre vinte e trinta minutos diários.

Isso além de ajudar o corpo a eliminar o excesso de líquido, tem o poder de estimular o fluxo nas veias e vasos linfáticos, o que ajuda ainda mais no combate ao inchaço.

Apelar para massagens
Outra solução eficaz para eliminar a retenção de líquidos é a drenagem linfática. A técnica utilizada durante o processo da massagem estimula a eliminação do excesso de líquido presente nas células do corpo de maneira simples e consideravelmente ágil.

Agora, se o inchaço persistir por até quatro dias após o início da menstruação, o melhor a fazer talvez seja procurar um médico, que poderá avaliar e chegar a um eventual diagnóstico da causa do problema, que a essa altura naturalmente já é algo incomum.

Nesses casos o problema pode até estar ligado a doenças renais, de cunho circulatório ou mesmo ao sobrepeso.

Evitar amidos, açúcares e carboidratos refinados
Alimentos dessa natureza dificultam o processamento do estrogênio no corpo durante a TPM. Isso sem contar que elevam o nível de açúcar no sangue, estimulando consequentemente a retenção de sódio e favorecendo o inchaço.

Adotar uma dieta saudável
Considere a adoção de uma dita mais balanceada especialmente no período da TPM. A dica é consumir alimentos ricos em fibra, além de muitas frutas e vegetais frescos para equilibrar os níveis hormonais. A fibra se liga ao estrogênio do corpo e isso facilita a eliminação do excesso de hormônios.

Fonte: R7-Saúde

Comentários