7 alimentos que não devem sair do cardápio no inverno


Saudáveis
Manter uma alimentação saudável no inverno nem sempre é uma tarefa fácil. Além das tentações típicas da época, a comida serve como combustível para a produção de calor do corpo, por isso as pessoas sentem necessidade de comer mais no frio.

Uma alternativa que pode ajudar na luta dos quilinhos extra no inverno é o hábito da ingestão de sucos naturais diariamente. Para Sonja Salles, nutricionista e frutommelier do Greenday, alguns alimentos, principalmente frutas e vegetais com fibras, podem ajudar a eliminar os excessos e ainda combater doenças.

“As fibras auxiliam no funcionamento do intestino e diminuem a absorção de açúcares e gorduras”, afirma a nutricionista. Ainda segundo a especialista, é recomendado o consumo de cinco porções de vegetais ou frutas por dia.

“Mantendo essa regra, as pessoas garantem uma vida mais saudável e rica em nutrientes e vitaminas que o corpo precisa”, diz Sonja.

Algumas frutas e verduras devem fazer parte da alimentação mesmo no tempo mais frio

Uva

Benefícios: a uva contém flavonoides, polifenois e resveratrol - substâncias contidas na casca da fruta tinta. Ela evita o enfarto e o derrame, além de retardar o envelhecimento, prevenir o câncer, doenças circulatórias e a hipertensão.Quantidade diária ideal: 20 uvas pequenas ou sete grandes.Vitaminas: A, C, D, E, K, C e todo o complexo B inclusive a B12, rara nos vegetais.

Abacaxi
Benefícios: por conter 93% de água, o abacaxi é considerado um excelente diurético e laxante suave. A polpa e o caroço (parte central da fatia) contêm uma enzima chamada bromelina que desempenha três funções em nosso organismo: mucolítica (dissolve o muco e o catarro dos pulmões facilitando a expectoração), anti-inflamatória (promove melhor circulação sanguínea) e digestiva (facilita a digestão de proteínas e gorduras).Quantidade diária ideal: uma rodelaVitaminas: A, B1, B2, B5 e C.

Pera
Benefícios: a pera é rica em fibras como a pectina, que ajuda no controle do colesterol, da glicose no sangue, além de fazer o intestino funcionar regularmente. Uma peculiaridade desta fruta é que ela contém boro, um mineral que ajuda nas atividades neuronais, tornando o raciocínio claro. É indicada para pessoas estressadas e com a mente cansada.Quantidade diária ideal: uma unidade.Vitaminas: A e C.

Couve
Benefícios: a couve é rica em fibras e tem poder laxativo. Uma xícara de couve cozida no vapor por 5 minutos oferece 340 miligramas de cálcio, mais que a quantidade encontrada em um copo de leite ou de iogurte natural. Esse vegetal também ajuda a combater a perda da massa óssea, que ocorre com o envelhecimento, evitando a osteoporose. Quantidade diária ideal: quatro folhas.Vitaminas: A, B e C.

Pepino
Benefícios: poderoso diurético natural, o pepino é ótimo para pele e cabelos.Quantidade diária ideal: quatro colheres de sopa.Vitaminas: A, B1, B2, B5 e C.

Hortelã
Benefícios: a hortelã tem função anti-inflamatória, descongestionante e digestiva.Quantidade diária ideal: pode ser consumida sem nenhuma restrição.Vitaminas: B1, B2, B3, B5, B6, C e E.

Gengibre
Benefícios: o gengibre age como analgésico, anti-inflamatório e também combate náuseas.Quantidade diária ideal: uma colher de cháVitaminas: B3, C, E.

Fonte: MSN-Nutrição

Comentários