Descubra os benefícios e propriedades do coentro


Vegetal verde, cheiroso e muito saboroso, especialmente para temperar alimentos. Se você pensou no coentro, acertou! Planta que veio parar o Brasil através dos africanos, o coentro possui muitas propriedades capazes de garantir o bom funcionamento do corpo e da saúde humana.

Quase todas as partes desse vegetal podem ser ingeridas, tanto o talo como as folhas servem para compor saladas, como também temperar a preparação de outros alimentos, além de servir ainda para o preparo de infusão (chá). De toda forma, os benefícios desse vegetal são os mesmos não importa a o método como seja utilizado. Como é uma planta que brota em grandes quantidades, a mesma possui safra disponível em todas as épocas do ano.

Propriedades nutricionais presentes no coentro
- Vitamina A
- Vitamina B1
- Vitamina B2
- Vitamina B3
- Vitamina C
- Cálcio
- Ferro
- Magnésio
- Fósforo
- Potássio
- Sódio
- Zinco
- Fibras


Benefícios do coentro
Entre os benefícios do coentro, está o de reduzir o conhecido colesterol ruim (LDL)


Por ser rico em fibras, o coentro é aliado das pessoas na luta contra a balança. Pois promove uma maior saciedade e, com isso, a sensação de fome demora a chegar. Além disso, a planta é capaz de reduzir o conhecido colesterol ruim (LDL), combate a pressão arterial e reduz a hipertensão.

Serve como calmante, diminuindo estresses e ansiedades. Por essa razão, melhora ainda a qualidade do sono e relaxa os músculos, inclusive o útero, aliviando assim as dores menstruais e minimizando os seus sintomas.

Por possuir capacidade antioxidante, destrói inflamações como a celulite. Além dessa função, consegue também ser eficaz na redução de doenças degenerativas, como câncer, problemas cardíacos, diabetes, artrite, doença de Alzheimer e outras. O coentro é ainda um forte agente anti-séptico. É refrescante e combate o mau hálito. Ainda atua na limpeza, tratamento e recuperação total de ferimentos na epiderme.

Suas propriedades os torna um ótimo defensor do sistemas digestivo, uma vez que a ingestão dessa verdura promove a liberação do funcionamento normal do trato digestivo, ajudando a equilibrar o pH das paredes intestinais. O coentro é capaz, principalmente, de limpar o organismo das pessoas que sofreram ou ainda sofrem de intoxicação por metais, nesse caso o uso do chá é o método recomendado.

Contudo, os efeitos benéficos do coentro não param por aqui. Ele é também capaz de atenuar os sinais de envelhecimento precoce, aumenta a produção de leite em mulheres que estão amamentando e ainda consegue estar presente com seus nutrientes na amamentação.

Coentro na alimentação
Por essas e outras, o coentro é uma fonte indispensável na alimentação do ser humano. Sendo assim, adicione a verdura em suas pratos, tanto cru como cozida. Ou se preferir, prepare chá com a erva, garantido os seus nutrientes e benefícios.

Fonte: R7-Saúde/RemédioCaseiro

Comentários