Os poderes dos vegetais brancos


Quem acredita que só os vegetais coloridos possuem propriedades benéficas à saúde humana, está totalmente enganado. Os vegetais brancos, apesar de tímidos e pálidos, possuem elementos imprescindíveis para o corpo combater algumas doenças e prevenir outras tantas.

Por isso, o Remédio Caseiro  pesquisou e traz nesta publicação, as propriedades e os benefícios presentes na cebola, no alho, no cogumelo, na couve-flor, na batata e também no talo do nabo. Todos possuem, pelos menos, duas características semelhantes entre si: são nutritivos e dotados de coloração branca.

Cebola
Apesar de não agradar todos os paladares, a cebola possui, em sua composição, propriedades como vitamina C, cromo e quercetina. Por isso, é uma aliada das pessoas que têm pouca imunidade, que mantêm uma luta contra as taxas de açúcar no sangue e para os que querem prevenir o cancro.

Vegetais brancos possuem elementos imprescindíveis para combater algumas doenças

Além disso, a cebola vem sendo usada há muito tempo para reduzir inchaços e curar infecções, pois ela possui um grande poder anti-inflamatório. Quando ingerida crua, a cebolas auxilia na produção do colesterol bom (HDL), garantindo um funcionamento cardíaco ideal.

Alho
Usado, geralmente, como tempero nas refeições, o alho possui a capacidade de prevenir o cancro na próstata e no estômago, pelo mesmo motivo da cebola, uma vez que ele também possui quercetina. Serve ainda como anti-inflamatório, aliviando os sintomas causados por úlceras, acidez no estômago e azia. Alivia também alergias e problemas respiratórios.

Ainda é aconselhável para quem sofre de altas tensões arteriais, além de reduzir os níveis de triglicéridos e de colesterol. Também possui vitamina C e, por isso, reforça o sistema imunológico e metaboliza o ferro no organismo humano.

Cogumelo
Nem todo mundo já provou cogumelos, mas quem já comeu sabe bem os benefícios proporcionados por esse vegetal. Apesar de parecer o contrário, eles são muito saborosos e se adicionados em alguma refeição conseguem incrementar perfeitamente os alimentos.

Rico em selênio, potássio, vitaminas do complexo B e vitamina D, são alimentos que conseguem com poucas calorias oferecer uma refeição muito nutritiva. Além do mais, são bastante carnosos, o que provoca saciedade em quem os consome, sendo aliados na perca de peso.

Couve-flor
Bonito, gostoso e nutritivo. Essas são algumas das qualidades da couve-flor. Esse vegetal possui em sua composição elementos do enxofre, por isso, é capaz de combater o câncer, fortalecer o tecido ósseo e manter saudáveis os vasos sanguíneos.

Aprofundando um pouco mais em suas propriedades, a couve atua como agente anti-inflamatório, ajudando a combater doenças como a artrite. Além disso, também pode ser usada no combate ao cancro, principalmente, no de bexiga, próstata, ovário e no peito.

Batata
Possui potássio, ajudando o corpo a reduzir a pressão arterial. É rica em vitamina C, aumentando a imunidade, evitando gripes e resfriados. Porém, o seu consumo deve ser equilibrado. As batatas são muito calóricas, por essa razão auxiliam na ganha de peso. Podem ser consumidas tanto cozidas como assadas.

Nabo
Apesar de ser verde, o nabo possui um talo branco e que é descartado por muitas pessoas. Porém, o que pouca gente sabe, é que essa parte do vegetal é tão nutritiva quanto suas folhas. Possui diversos nutrientes, sendo excelentes na manutenção e no bom funcionamento do coração e da digestão.

Fonte: R7-Saúde/RemédioCaseiro

Comentários