Pular para o conteúdo principal

10 sintomas de doenças cardíacas que ignoramos


Mesmo que os sintomas possam ser causados por outro tipo de problema menor, é bom levá-los a conhecimento do médico para não correr não risco sintomas de doenças cardíacas que ignoramos 

As doenças cardíacas são a principal causa de mortes em todo o mundo, mais do que qualquer tipo de câncer ou outra doença crônica. Citando um informe da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 17,3 milhões de pessoas morreram no mundo no ano de 2008 em decorrência de doenças cardiovasculares e estima-se que, até 2030, a cifra suba para 23 milhões de pessoas por ano.

Por que as doenças cardíacas causam tantas mortes? É verdade que muitos dos problemas de coração são o resultado de uma má alimentação, um estilo de vida sedentário, a poluição ambiental ou o tabagismo, entre outros. No entanto, uma das razões pelas quais este problema de saúde causa tantas mortes no mundo é porque as pessoas desconhecem os sinais de alerta ou os sintomas e demoram muito em buscar ajuda profissional para prevenir o pior das consequências. A maioria dos sintomas dos problemas cardíacos não são severos e podem ser confundidos com sinais de outras doenças.

Conhecer a sintomatologia das doenças cardíacas pode ser determinante para salvar a vida, por isso, se informar e estar ciente dos sinais é uma forma a mais de prevenção. A seguir compartilharemos 10 sinais de alerta de doenças cardíacas que você não deve ignorar.

Tonturas e dificuldade para respirar
As tonturas e a dificuldade para respirar são sinais que podem indicar um ataque cardíaco. Este tipo de sintomas pode gerar também perda de consciência e indicar anormalidade no coração, como é o caso das arritmias.

Fadiga
Afeta especialmente as mulheres e pode ocorrer durante um ataque cardíaco, ou horas, dias ou semana antes do acontecimento. O fato de se sentir cansado com frequência pode ser um sinal de que existe algum tipo de insuficiência cardíaca.

Certamente, este sintoma também pode ser um sinal de outra doença ou transtorno de saúde. Logo, o melhor a se fazer é consultar um médico com a finalidade de receber o diagnóstico adequado.

Náuseas ou falta de apetite
Muitas pessoas sentem náuseas e vômitos em momentos prévios a um ataque cardíaco. Além disso, um sintoma, como o inchaço abdominal, associado com a insuficiência cardíaca pode interferir com o apetite.

Dor no peito
A dor no peito é um sintoma clássico dos ataques do coração, mas nem todos os casos estão relacionados ao coração. O decano Jean C. McSweeney, associado de pesquisa da Universidade do Arkansas para a Escola de Ciências Médicas de Enfermagem em Little Rock (Estados Unidos), disse que este é o primeiro sintoma que toda pessoa espera, mesmo que não apareça em todos os casos. McSweeney expressa que esta dor é sentida como “um elefante sentado no peito”, mas também pode se manifestar como uma incômoda sensação de pressão ou plenitude.

Dor em diferentes partes do corpo
A dor no peito é a mais comum quando se está sofrendo com um ataque do coração. Porém, esta dor pode se estender para os ombros, braços, cotovelos, costas, pescoço, mandíbula ou abdômen. Na verdade, em alguns casos a dor no peito não se manifesta, mas sim as das demais áreas mencionadas.

Pulso irregular
Uma alteração no pulso de modo ocasional pode ser considerada como normal. No entanto, quando tal irregularidade vem acompanhada de sintomas como fraqueza, tontura ou dificuldade para respirar pode ser um sinal de um ataque do coração, insuficiência cardíaca ou uma arritmia.

Falta de ar
Perder o fôlego sem estar fazendo grandes esforços ou em repouso, pode ser um sinal de uma doença pulmonar como a asma ou doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). Também pode indicar um ataque do coração ou insuficiência cardíaca. Durante um ataque cardíaco, a dificuldade para respirar ou falta de fôlego podem estar acompanhadas de incômodos no peito, mas nem em todos os casos.

Transpiração
Começar a suar frio, especialmente quando se está de repouso, é um sinal de um ataque cardíaco. Este sintoma se apresenta previamente ao episódio.

Inchaços
Sofrer de uma insuficiência cardíaca pode provocar a acumulação de líquidos no organismo. O inchaço se torna evidente nos pés, tornozelos, pernas ou abdômen.

Palidez ou aspecto de doente
Muitas pessoas parecem pálidas ou com um aspecto cinza antes de sofrer um ataque do coração. Como a pressão arterial pode reduzir muito, a pessoa pode se apresentar visivelmente doente.

Fonte: Melhor com Saúde

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Refrigerante H2OH Engorda?

Os milagres da água oxigenada

Antes de tudo,  a água oxigenada a ser usada é a de 3% de peróxido de hidrogênio, isto é, a água oxigenada volume 10. E é importante usar uma marca sem conservantes. loading... A água oxigenada foi desenvolvida na década de 1920 por cientistas, para conter problemas de infecções e gangrena em soldados da Primeira Guerra Mundial. Numa solução a 3%, é um dos mais potentes desinfetantes que existem. Isso é pouco divulgado e pode-se entender o motivo. Um produto barato e simples de usar concorre com outros desenvolvidos por laboratórios farmacêuticos e indústrias de desinfectantes domésticos e hospitalares. Portanto, não existe interesse comercial no seu uso em larga escala. O que se pode fazer com a água oxigenada: - Uma colher de sobremesa de água oxigenada 10 volumes, usada para bochechos e mantida na boca por alguns segundos, mata todos os germes bucais, branqueando os dentes! Cuspir após o bochecho. - Manter escovas de dentes numa solução de ...

Esclarecendo a diferença entre Corrente Russa e Corrente Australiana

ESTIMULAÇÃO ELÉTRICA MUSCULAR Estimulação elétrica muscular (EMS), também conhecida como estimulação elétrica neuromuscular (EENM) ou eletromioestimulação , é a elicitação de contração muscular através de impulsos elétricos. EMS tem recebido atenção crescente nos últimos anos, porque tem o potencial de servir como:  uma ferramenta de treinamento de força para indivíduos saudáveis ​​e atletas;  ferramenta preventiva para pacientes parcial ou totalmente imobilizados;  uma ferramenta de teste para avaliar função muscular in vivo;  uma ferramenta de recuperação pós-exercício para os atletas.  Os impulsos são gerados por um dispositivo e entregues através de eletrodos na pele em proximidade direta com os músculos a serem estimulados. Os impulsos imitam o potencial de ação vindo do sistema nervoso central , fazendo com que os músculos se contraiam. Os eletrodos são geralmente almofadas que aderem à pele. O uso de EMS foi citado por renomados cient...