Pular para o conteúdo principal

Ciclo menstrual


O ciclo menstrual é dividido em 3 fases determinadas por alterações hormonais que se repetem mensalmente. O ciclo menstrual normal dura 28 dias, mas é possível que o ciclo menstrual regular varie entre 23 e 35 dias, dependendo do organismo de cada mulher.

Ciclo menstrual irregular

O ciclo menstrual irregular é aquele em que não se sabe quando a menstruação irá vir.

O ciclo menstrual irregular é mais comum na adolescência, principalmente nos 3 primeiros anos da menstruação, logo após a gravidez e na fase da pré-menopausa devido as intensas alterações hormonais destas fases. Apesar de ser muito comum, isto deve ser comunicado ao médico ginecologista para que ele possa solicitar exames para avaliar a taxa hormonal da mulher e proceder conforme a necessidade.

As mulheres que possuem um ciclo menstrual irregular podem apresentar uma maior dificuldade para engravidar porque não conseguem calcular com exatidão o seu período fértil e por isso é importante saber identificar os sinais de período fértil, como corrimento transparente semelhante à clara do ovo e o aumento da sensibilidade das mamas, e ter relações nestes dias.

Ciclo menstrual e gravidez

O ciclo menstrual é interrompido na gravidez, devido a fecundação do óvulo maduro pelo espermatozoide, durante o período fértil da mulher.

O ciclo menstrual volta ao normal, depois da gravidez, depois da mulher parar de amamentar o bebê de forma exclusiva.

Fases do ciclo menstrual

As fases do ciclo menstrual são:

Fase folicular: começa no primeiro dia da menstruação e dura em média 12 dias;
Fase ovulatória: dura em média 8 dias mas tem seu pico no 14º dia a partir do início da menstruação (num ciclo de 28 dias) e
Fase lútea: que dura em média 10 dias e prepara o útero para o início da próxima menstruação.
A menstruação é o descolamento do revestimento do útero, caracterizada por sangramento vaginal que ocorre, por cerca de 5 a 7 dias, todos os meses. Ela marca os anos férteis da vida da mulher, que inicia na primeira menstruação, chamada tecnicamente de menarca, e dura até a menopausa, que é quando deixa de haver a menstruação.

Hormônios do ciclo menstrual

Os hormônios responsáveis pelo ciclo menstrual são:

- GnRH - Hormônio liberador de gonadotropina: produzido pelo hipotálamo;
- FSH - Hormônio folículo-estimulante: produzido pela hipófise;
- LH- Hormônio luteinizante: produzido pela hipófise;
- Estrogênio: produzido pelos ovários;
- Progesterona: também produzida pelos ovários.

Inicialmente o hipotálamo produz o hormônio GnRh, que atua sobre a hipófise, levando a produção do FSH, que chega até os ovários e estimula o amadurecimento de um óvulo por mês. O hormônio FSH também estimula os ovários a produzir estrogênio, que faz com que o tecido que reveste o útero internamente fique mais espesso, para abrigar um possível óvulo fecundado, dando início a gravidez. Se o óvulo não for fecundado, ele será eliminado juntamente com o tecido que reveste internamente o útero, em forma de menstruação.

Estas alterações hormonais ocorrem todos os meses em todas as mulheres que estão em idade fértil.

Fonte: Tua Saúde

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Refrigerante H2OH Engorda?

Os milagres da água oxigenada

Antes de tudo,  a água oxigenada a ser usada é a de 3% de peróxido de hidrogênio, isto é, a água oxigenada volume 10. E é importante usar uma marca sem conservantes. loading... A água oxigenada foi desenvolvida na década de 1920 por cientistas, para conter problemas de infecções e gangrena em soldados da Primeira Guerra Mundial. Numa solução a 3%, é um dos mais potentes desinfetantes que existem. Isso é pouco divulgado e pode-se entender o motivo. Um produto barato e simples de usar concorre com outros desenvolvidos por laboratórios farmacêuticos e indústrias de desinfectantes domésticos e hospitalares. Portanto, não existe interesse comercial no seu uso em larga escala. O que se pode fazer com a água oxigenada: - Uma colher de sobremesa de água oxigenada 10 volumes, usada para bochechos e mantida na boca por alguns segundos, mata todos os germes bucais, branqueando os dentes! Cuspir após o bochecho. - Manter escovas de dentes numa solução de ...

Esclarecendo a diferença entre Corrente Russa e Corrente Australiana

ESTIMULAÇÃO ELÉTRICA MUSCULAR Estimulação elétrica muscular (EMS), também conhecida como estimulação elétrica neuromuscular (EENM) ou eletromioestimulação , é a elicitação de contração muscular através de impulsos elétricos. EMS tem recebido atenção crescente nos últimos anos, porque tem o potencial de servir como:  uma ferramenta de treinamento de força para indivíduos saudáveis ​​e atletas;  ferramenta preventiva para pacientes parcial ou totalmente imobilizados;  uma ferramenta de teste para avaliar função muscular in vivo;  uma ferramenta de recuperação pós-exercício para os atletas.  Os impulsos são gerados por um dispositivo e entregues através de eletrodos na pele em proximidade direta com os músculos a serem estimulados. Os impulsos imitam o potencial de ação vindo do sistema nervoso central , fazendo com que os músculos se contraiam. Os eletrodos são geralmente almofadas que aderem à pele. O uso de EMS foi citado por renomados cient...