Pular para o conteúdo principal

Dislexia: Orientações e esclarecimentos sobre um transtorno silencioso


Embora possa parecer irrelevante, a dislexia afeta aproximadamente 7% das crianças brasileiras e cerca de 10% da população em todo mundo, que apresentam dificuldade de leitura e ortografia, déficit de atenção, hiperatividade ou mesmo barreiras para ler e raciocinar sobre o que foi lido.

Para que essa superação aconteça é necessário um enfrentamento pessoal, pois o maior preconceito pertence, muitas vezes, ao próprio portador desse transtorno.

Às vezes me pergunto se a sociedade em algum momento esteve preparada para administrar e enfrentar as diferenças que, a olhos nus, não conseguem ver. Diferenças nascidas, na maior parte das vezes, de distúrbios singulares e que necessitam de atenção especial, como a dislexia. Embora possa parecer irrelevante, a dislexia afeta aproximadamente 7% das crianças brasileiras e cerca de 10% da população em todo mundo, que apresentam dificuldade de leitura e ortografia, déficit de atenção, hiperatividade ou mesmo barreiras para ler e raciocinar sobre o que foi lido, registrando de maneira correta sem que se perca o raciocino linear.

Nenhum dos pontos que citei é de fácil administração. Cada indivíduo possui sua particularidade dentro desse transtorno, porém, com a maturidade, crescimento e, sobretudo, com ajuda profissional capacitada e contínua, boa parte dessas pessoas passa quase que despercebida por colegas de trabalho e até mesmo em suas vidas acadêmicas.

Para que essa superação aconteça é necessário um enfrentamento pessoal, pois o maior preconceito pertence, muitas vezes, ao próprio portador desse transtorno. Isso pode acontecer quando o individuo se afasta da sua busca por qualificação acadêmica ao se deixar intimidar por comentários levianos de colegas e professores que, infelizmente, possuem um entendimento equivocado sobre tal dificuldade. Na maior parte das vezes, essas pessoas são incapazes de enxergar a singularidade de cada um.

Este tipo de ignorância acontece devido ao estigma que é reforçado a cada dia em nossa sociedade: “se não consigo enxergar o seu problema, você está mentindo”. Essa atitude, tomada por alguns indivíduos, invade de maneira brutal a vida de qualquer pessoa que assuma sua diferença publicamente. É importante que a sociedade esteja preparada para ouvir frases como: “Sou disléxico, mas sou capaz. Só preciso me adaptar”.

Esse pensamento deve acontecer primeiramente no interior de cada um daqueles que sofrem com este distúrbio. A partir deste raciocínio, tudo começará a mudar para melhor, pois todo o seu empenho será reconhecido pela capacidade de vencer os obstáculos, principalmente os de aprendizado. Por isso é importante que aqueles que são acometidos pela dislexia sejam felizes e demonstrem com coragem suas capacidades. É importante que cada uma dessas pessoas deixe que seu próprio brilho resplandeça em seus atos e condutas ao rebater as ofensas da sociedade com a sua capacidade.

Fonte: Dino Visibilidade Online

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Refrigerante H2OH Engorda?

Os milagres da água oxigenada

Antes de tudo,  a água oxigenada a ser usada é a de 3% de peróxido de hidrogênio, isto é, a água oxigenada volume 10. E é importante usar uma marca sem conservantes. loading... A água oxigenada foi desenvolvida na década de 1920 por cientistas, para conter problemas de infecções e gangrena em soldados da Primeira Guerra Mundial. Numa solução a 3%, é um dos mais potentes desinfetantes que existem. Isso é pouco divulgado e pode-se entender o motivo. Um produto barato e simples de usar concorre com outros desenvolvidos por laboratórios farmacêuticos e indústrias de desinfectantes domésticos e hospitalares. Portanto, não existe interesse comercial no seu uso em larga escala. O que se pode fazer com a água oxigenada: - Uma colher de sobremesa de água oxigenada 10 volumes, usada para bochechos e mantida na boca por alguns segundos, mata todos os germes bucais, branqueando os dentes! Cuspir após o bochecho. - Manter escovas de dentes numa solução de ...

Esclarecendo a diferença entre Corrente Russa e Corrente Australiana

ESTIMULAÇÃO ELÉTRICA MUSCULAR Estimulação elétrica muscular (EMS), também conhecida como estimulação elétrica neuromuscular (EENM) ou eletromioestimulação , é a elicitação de contração muscular através de impulsos elétricos. EMS tem recebido atenção crescente nos últimos anos, porque tem o potencial de servir como:  uma ferramenta de treinamento de força para indivíduos saudáveis ​​e atletas;  ferramenta preventiva para pacientes parcial ou totalmente imobilizados;  uma ferramenta de teste para avaliar função muscular in vivo;  uma ferramenta de recuperação pós-exercício para os atletas.  Os impulsos são gerados por um dispositivo e entregues através de eletrodos na pele em proximidade direta com os músculos a serem estimulados. Os impulsos imitam o potencial de ação vindo do sistema nervoso central , fazendo com que os músculos se contraiam. Os eletrodos são geralmente almofadas que aderem à pele. O uso de EMS foi citado por renomados cient...