Alimentos que contém glúten


O consumo de alimentos que contém glúten, como a farinha de trigo, a cevada e centeio, podem provocar inchaço abdominal em algumas pessoas, mas eles são particularmente perigosos para aquelas que são intolerantes ao glúten podendo causar diarreia, dor e inchaço frequente na barriga.

Nos indivíduos intolerantes ao glúten estes sintomas aparecem porque seu organismo não consegue digerir esta proteína corretamente, devido a uma alteração genética, e por isso esta é uma condição permanente. Veja mais sobre as causas, os sintomas e o tratamento da intolerância ao glúten.

Lista de alimentos que contém glúten

Aqui está uma lista com alguns exemplos de alimentos com glúten, que não podem ser consumidos em caso de intolerância ao glúten:

- Pão, torrada, bolacha, biscoito, massas, bolos,
- Cerveja, pizza, salgadinhos, cachorro quente, hambúrguer;
- Gérmen de trigo, triguilho, sêmola de trigo;
- Queijos, ketchup, maionese, shoyo;
- Salsicha, temperos industrializados;
- Cereais, barrinha de cereais, xaropes e alguns remédios.
- Hóstia distribuída na igreja católica; 
- Molhos branco;
- sopas desidratadas ou temperos prontos;

O consumo de alimentos com glúten provocam inchaço abdominal e a sensação de barriga estufada ou outros sintomas relacionados À intolerancia ao glúten que podem variar muito entre pacientes.

Saiba também quais são os alimentos sem glúten aqui: Alimentos sem glúten.

Como seguir uma dieta sem glúten

A dieta sem glúten é indicada para todas as pessoas que tem intolerância ao glúten, mas todos podem se beneficiar com a diminuição da ingestão de alimentos que contém glúten.

Na dieta sem glúten são eliminados todos os alimentos que contém glúten, o que não é fácil porque este cereal é utilizado na preparação de muitas refeições e por isso para seguir uma dieta sem glúten é importante consultar um nutricionista que ajudará a encontrar alternativas alimentares e fornecer algumas receitas.

Fonte: Tua Saúde

Comentários