Pular para o conteúdo principal

Infecção de ouvido



O que é Infecção de ouvido ?

Embora existam diferentes tipos de infecções no ouvido, a mais comum é chamada de otite média aguda, que implica na inflamação e infecção do ouvido médio - localizado atrás do tímpano. Trata-se de uma infecção breve e dolorosa, causada por vírus ou bactéria, que atinge mais crianças.

Causas

Uma infecção no ouvido é causada por bactérias ou vírus presentes na orelha média do indivíduo. É comum esse tipo de inflamação surgir como um sintoma de outras doenças, como gripe ou alergias, mas outras causas podem acarretar no aparecimento dos sintomas.

Uma dessas causas é a obstrução da trompa de Eustáquio, um tubo que sai do ouvido médio e chega até a parte posterior da garganta, responsável pela drenagem do líquido produzido normalmente pelo ouvido médio. Se essa trompa for bloqueada, o líquido se acumulará, gerando também o acúmulo de bactérias ou vírus na região, causando, assim, a infecção. Inflamações de ouvido são comuns em bebês e crianças justamente porque a trompa de Eustáquio pode ficar congestionada facilmente.

Da mesma forma, inflamação nos adenoides também pode causar otite média aguda. Adenoides são pequenas peças de tecido localizadas na parte de trás do nariz, muito próximos à trompa de Eustáquio. Inflamação ou alargamento dos adenoides podem obstruir a trompa também e, consequentemente, causar otite.

Infecção no ouvido também pode ser causada por efusão. É exatamente igual à inflamação de comum, em que ocorre acúmulo de fluidos no ouvido médio, só que sem a infecção por bactéria ou vírus. Esse tipo de inflamação pode ocorrer porque, mesmo após a otite estar sanada, o acúmulo de líquidos ainda persiste, causando mais uma vez a infecção.

Fatores de risco

Alguns fatores de risco podem aumentar as chances de uma pessoa desenvolver infecções no ouvido. Confira:

Idade: crianças entre seis meses e dois anos tendem a ser mais suscetíveis a esse tipo de inflamação, porque, nessa idade, a trompa de Eustáquio ainda está muito pequeno e o sistema imunológico muito pouco desenvolvido.

Aglomerações: frequentar locais com muitas pessoas aumenta a possibilidade de infecções no ouvido, porque as chances de pegar gripes e resfriados também aumentam consideravelmente.

Mamadeira: crianças que ingerem leite por meio de mamadeira, principalmente quando estão deitadas, tendem a ter mais inflamações de ouvido do que crianças que são amamentadas pelas mães.

Estações mais frias: no outono e no inverno, a incidência de infecções de ouvido aumenta em relação às outras estações do ano. São nesses períodos gelados que gripes e resfriados são mais comuns.

Má qualidade do ar: ficar exposto à fumaça do cigarro e a um ar de má qualidade, com muita poluição, também pode aumentar os riscos de inflamação.

Sintomas de Infecção de ouvido

Os sintomas da otite média aguda variam conforme a idade do indivíduo. Em crianças, por exemplo, os sinais mais comum de inflamação são:

-Dor de ouvido, principalmente ao deitar;
-Empurrar e puxar a orelha;
-Dificuldade para dormir;
-Chorar mais do que o normal;
-Irritabilidade;
-Dificuldade para ouvir e responder a sons;
-Perda de equilíbrio;
-Febre alta;
-Drenagem de fluidos do ouvido;
-Dor de cabeça;
-Perda de apetite.

Já em adultos:

-Dor de ouvido;
-Drenagem de fluidos do ouvido;
-Diminuição da audição.

Tratamento de Infecção de ouvido

A maioria das infecções de ouvido se resolve com tratamento à base de antibióticos. No entanto, em alguns casos, a inflamação desaparece da mesma forma que surgiu: de repente. Nesses casos, o médico poderá optar por não prescrever nenhum tipo de medicamento. Em situações como essa, o melhor remédio é o tempo.

Em outros casos, o tratamento tem como objetivo amenizar a dor. O médico poderá recomendar uma compressa com água quente na região do ouvido e também alguns remédios que não exigem prescrição médica. Gotas otológicas, que funcionam da mesma forma que colírios para os olhos, também podem ser usadas no tratamento.

Caso a otite média seja recorrente, o médico poderá optar por um procedimento de drenagem do líquido existente dentro do ouvido médio. Para isso, ele realizará um furo muito pequeno no ouvido externo que possibilitará o vazamento de fluidos internos.

Prevenção

Algumas medidas podem ser tomadas para evitar infecções de ouvido. Confira:

-Prevenir resfriados e gripes é sempre um bom começo. Como? Lavando bem as mãos, 
alimentando-se bem e não dividindo talheres e copos com outras pessoas.

-Evite colocar seu filho em creches com muitas crianças em uma só turma.

-Evite o cigarro. Se você fuma, pare. Se você não fuma, mas convive com fumantes, evite ao máximo o contato com a fumaça.

-Mulheres, o conselho é amamentar seus bebês por pelo menos seis meses. Retarde o uso de mamadeiras e chupetas ao máximo. Se não, coloque seu filho em posição ereta na hora de tomar mamadeira.

-Vacine-se. Converse com seu médico sobre possíveis vacinas para você e seu filho.

Fonte: Minha Vida

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Refrigerante H2OH Engorda?

Os milagres da água oxigenada

Antes de tudo,  a água oxigenada a ser usada é a de 3% de peróxido de hidrogênio, isto é, a água oxigenada volume 10. E é importante usar uma marca sem conservantes. loading... A água oxigenada foi desenvolvida na década de 1920 por cientistas, para conter problemas de infecções e gangrena em soldados da Primeira Guerra Mundial. Numa solução a 3%, é um dos mais potentes desinfetantes que existem. Isso é pouco divulgado e pode-se entender o motivo. Um produto barato e simples de usar concorre com outros desenvolvidos por laboratórios farmacêuticos e indústrias de desinfectantes domésticos e hospitalares. Portanto, não existe interesse comercial no seu uso em larga escala. O que se pode fazer com a água oxigenada: - Uma colher de sobremesa de água oxigenada 10 volumes, usada para bochechos e mantida na boca por alguns segundos, mata todos os germes bucais, branqueando os dentes! Cuspir após o bochecho. - Manter escovas de dentes numa solução de ...

Esclarecendo a diferença entre Corrente Russa e Corrente Australiana

ESTIMULAÇÃO ELÉTRICA MUSCULAR Estimulação elétrica muscular (EMS), também conhecida como estimulação elétrica neuromuscular (EENM) ou eletromioestimulação , é a elicitação de contração muscular através de impulsos elétricos. EMS tem recebido atenção crescente nos últimos anos, porque tem o potencial de servir como:  uma ferramenta de treinamento de força para indivíduos saudáveis ​​e atletas;  ferramenta preventiva para pacientes parcial ou totalmente imobilizados;  uma ferramenta de teste para avaliar função muscular in vivo;  uma ferramenta de recuperação pós-exercício para os atletas.  Os impulsos são gerados por um dispositivo e entregues através de eletrodos na pele em proximidade direta com os músculos a serem estimulados. Os impulsos imitam o potencial de ação vindo do sistema nervoso central , fazendo com que os músculos se contraiam. Os eletrodos são geralmente almofadas que aderem à pele. O uso de EMS foi citado por renomados cient...