O Facebook considera diversos fatores para determinar se uma publicação merece aparecer no topo do seu feed de notícias. Um deles é o engajamento: se um link obteve muitos cliques, provavelmente ele é mais relevante do que um link com poucos cliques. Só que isso acabou estimulando o clickbait, por meio de textos com chamadas apelativas, como “você não vai acreditar no que essa pessoa fez”.

Funciona assim: quando uma pessoa clicar na notícia e voltar para o Facebook, ela poderá ser convidada a avaliar, de 1 a 5 estrelas, se gostou de ver a publicação no feed de notícias. Isso permitirá que a rede social escolha melhor os posts que aparecem para você e até otimizar periodicamente o algoritmo de ranking, ajustando a ordem das publicações de acordo com os gostos dos usuários.
A ideia é combinar o feedback natural dos usuários (curtidas, compartilhamentos, comentários e cliques) com o novo sistema. Na prática, páginas que usam o artifício dos títulos apelativos para obter mais engajamento não terão mais incentivo para isso, já que a avaliação dos usuários, que se decepcionaram com o que viram após o clique, será negativa.
De acordo com o Facebook, a maioria das páginas não deverá notar mudanças significativas no alcance e engajamento com a atualização do algoritmo. Algumas páginas poderão sofrer quedas de audiência se “a taxa em que suas publicações forem clicadas não coincidir com o quanto as pessoas relatam que querem ver essas histórias”.
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